Os átomos das regiões mais superficiais não apresentam as mesmas configurações químicas encontradas nos átomos que estão localizados no interior do mesmo material.
Com a adequada engenharia de superfícies, estruturas customizadas e controladas, em diferentes níveis de dimensões, podem ser fabricadas, conferindo propriedades únicas aos dispositivos implantáveis.
A sinergia das propriedades do material com as estruturas e propriedades da sua superfície faz com que determinados componentes conquistem propriedades inteligentes.
Com um processamento adequado e robusto, estas estruturas podem ser escaladas e implementadas nos produtos do fabricante, atendendo às condições de manufatura da indústria.
Com estruturas e composições únicas, as superfícies inteligentes apresentam propriedades dinâmicas que interagem com o ambiente durante o uso, podendo adquirir funções extraordinárias. Auto-limpante, antimicrobiana, auto-lubrificante, osteocondutiva, osteoindutiva, entre outras, são as funções que determinados produtos podem adquirir com as superfícies inteligentes.
A Extremus utiliza o conhecimento científico para desenvolver a estrutura e composição ideais para que o implante estimule processos biológicos, como a diferenciação celular e a mineralização óssea. Com isso, a superficie osteo-inteligente permite maximizar a osseointegração de implantes dentários e ortopédicos.
Bioatividade, osteocondução e osteoindução são elementos fundamentais para a promoção da osteogênese na superfície de implantes. A superfície-inteligente apresenta configuração adequada para promover a aposição e mineralização ósseas com estabilidade biológica, otimizando sinergicamente a interação da superfície do implante com o tecido ósseo
Superfícies Extremus com evidências dos processos biológicos de osseointegração, mesmo com poucas horas , e se mantêm em longos períodos.
A superfície inteligente da Extremus Smart Surface é projetada para favorecer uma endotelização mais rápida, eficiente e funcional em dispositivos vasculares. Por meio do controle preciso das propriedades físico-químicas da superfície, a tecnologia Extremus promove melhor adesão e espalhamento de células endoteliais, contribuindo para a formação precoce de um endotélio contínuo.